terça-feira, 24 de maio de 2016

Os cuidados para um banho e tosa sem estresse começam em casa e devem ser constantes.

=Todos os cães precisam de alguma ajuda humana quando o assunto é cuidar da pelagem.
Por: Ana Corina Autora do blog educativo Mãe de Cachorro
 Todos os cães precisam de alguma ajuda humana quando o assunto é cuidar da pelagem.
Banho e tosa
Frequentar o banho é tosa está diretamente ligado a adestramento canino. É fundamental que ensinemos o cão a gostar de ser manuseado, escovado, banhado, tosado e a ter unhas cortadas, orelhas limpas etc., o que deve ser feito desde filhote e com cuidado, um pouco todos os dias. Tomar banho e fazer tosa simplesmente não é algo natural para os animais e os barulhos, rotinas e cheiros envolvidos podem ser altamente estressantes e perigosos ou até mesmo fatais.
Adultos
Para cães adotados já adultos, é ainda mais importante associar o ritual do banho e tosa com experiências positivas e recompensas (carinho, petiscos, pouco tempo de exposição às novidades até estarem acostumados a elas etc.). Mesmo animais muito traumatizados podem ser recuperados se a reeducação for apropriada. Esse tipo de adestramento começa em casa e deve ser diário. Manipular o cão de maneira gentil e não desistir quando ele tenta fugir é importante. Se você não estiver calmo e totalmente sem ansiedade, é melhor nem começar a interação com o peludo.
Nós
Tirar nó dói e pode provocar machucados sérios, principalmente se o banhista ou tosador não for experiente e paciente. Escovar cães de pelo longo antes de dar banho, de deixá-los nadar ou de brincar na água evita a formação de nós. No inverno, tosar cães que usam roupas é a maneira mais simples de evitar a formação de nós. Se o nó for descoberto durante o banho, o uso de condicionador e de um pente pode ajudar a soltá-lo, tentar tirá-lo após secar a área também ajuda, mas muitas vezes o corte será necessário.
Completo 
Ao escovar e limpar o animal em casa, muitos se concentram apenas nas costas do cachorro, deixando várias partes do corpo para trás. Mesmo cães com pelagem curta devem ser totalmente limpos, pois a escovação ajuda o pelo a crescer, a manter a pele saudável e a espalhar óleos naturais produzidos pelo corpo. Como pelos diferentes precisam de ferramentas diferentes, peça ajuda profissional para saber se seu cachorro precisa de pente, de escova, de rasqueadeiras etc. Limpar ouvidos e bocas também faz parte do ritual do banho/tosa e pode evitar gastos e sofrimento, pois doenças como otites ou alergias podem ser descobertas no início. 
Medo Existe quem ache “engraçado” o medo do animal de tomar banho ou ao ser seco, mas estimular o comportamento só dificultará o processo e trará mais chances de acidentes. O processo de banho e tosa envolve equipamentos que vibram, que fazem barulho, que sopram ar quente etc., o que pode levar o cão a querer defender-se com mordidas ou fugindo.
Reforço Algumas pessoas contribuem para o trauma ao “brincar” com orelhas, rabos e pés, irritando seus cães com petelecos etc., provocando sensibilidade nessas áreas. Se o animal não gosta de ser tocado em alguma parte do corpo, é aí que você deve concentrar as experiências positivas para tirar o medo, não para reforça-lo. Fazer carinho, massagear e dar petiscos ao manusear essas áreas sensíveis ajudará veterinários, banhistas e tosadores a lidar com seu cachorro quando for preciso.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário